O Cristão e o Elogio


“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.” Gl 6:14
Para quem labuta na obra de Deus de forma um pouco mais atuante, ou numa posição um pouco mais destacada como pastores, músicos, evangelistas, irmãos e irmãs que são muito usados por Deus com dons de cura, de profecia, de discernimento de espírito, é muito comum receber algum elogio.

E em algumas igrejas vê-se a cultura do “não elogiar”, do “não aplaudir”, com medo de que essas coisas venham a corromper o coração daquele que recebe o elogio e este por fim venha a ser dominado pela soberba e, dessa forma, vindo a perder sua salvação.

Elogiar não é pecado e receber elogio também não! O pecado é acharmos que somos alguma coisa quando nada somos ou nos vangloriarmos diante da condição diferenciada dos nossos irmãos.

“Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo.” Gl 6:3-5

Elogiar e ser elogiado faz bem e é necessário

“Levanta-te, agora, sai e fala segundo o coração de teus servos. Juro pelo Senhor que, se não saíres, nem um só homem ficará contigo esta noite; e maior mal te será isto do que todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade até agora.” 2 Sm 19:7
Falar segundo o coração de teus servos é ELOGIAR! (veja na versão NTLH)
“Segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado.” Pv 12:8
O rei Ezequias elogiou seus levitas pelo bom serviço na casa do Senhor:
“Ezequias falou ao coração de todos os levitas que revelavam bom entendimento no serviço do Senhor; e comeram, por sete dias, as ofertas da festa, trouxeram ofertas pacíficas e renderam graças ao Senhor, Deus de seus pais.” 2 Cr 30:22
O elogio deve vir dos outros e não de nós mesmos. Se você mesmo, e só você mesmo, se louva, então preocupe-se, você esta caminhando a passos largos para a soberba:

“Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.” Pv 27:2
“Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas.” Pv 20:3
(Honroso = Elogiável!)
“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” Fp 2:3
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Fp 4:8
Paulo elogiou aos irmãos de corinto e a Tito:

“Porque, se nalguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; mas, como vos dissemos tudo com verdade, também a nossa glória para com Tito se achou verdadeira” 2 Co 7:14
Elogio é reconhecimento:
“Porque recrearam o meu espírito e o vosso. Reconhecei, pois, aos tais.” 1 Co 16:18
“Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra.” Pv 25:27
Deus, através de seu servo Salomão, nos ensina que buscar elogios, ou seja, viver em função do elogio não é bom e não é algo digno de ser elogiado. Se isto já não é honroso para o mundo, menos ainda no serviço da casa do Senhor. Afinal, na casa do Senhor tudo existe em função Dele, tudo é para Ele e sem Ele nada foi feito e nada se faz!

E quando somos dominados pelo desejo de sermos elogiados constantemente, quando estamos caminhando a passos largos para o inferno, dominados pela soberba nosso adversário coloca pessoas insensatas, tolos, que nos elogiarão pelas “burradas” que estamos praticando, nos fazendo achar-nos o melhor entre todos os seres humanos, quando na verdade estamos crescendo em tolice e impiedade.
“Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato.” Ec 7:5 
(ouvir a canção = receber elogios)
“De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.” 1 Co 11:2

O elogio e a honra que devemos buscar é a que vem de Deus:

“Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros e não buscando a honra que vem só de Deus?” Jo 5:44
“Não procuro conseguir elogios para mim mesmo; mas existe alguém que procura consegui-los para mim, e ele é o Juiz.” Jo 8:50
“Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.” Jo 8:54
“Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o louvor” 1 Co 4:5
Precisamos lembrar que todo dom vem de Deus, o todo dom dado por Deus é para aquilo que é útil na sua obra. Deus não escolhe capacitados. Ele procura corações dispostos para sua obra e os capacita!
“Se não eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; ...
e não digas no teu coração: A minha força e a fortaleza de meu braço me adquiriram este poder.
Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder; para confirmar o seu concerto, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.” Dt 8:14,17,18
“E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo.” 1 Cr 29:12
Ter sido chamado e escolhido para a obra do Senhor é um privilégio! Tenha sempre isso em mente!

Só um foi Digno de receber honra, elogios, poder, riquezas e sabedoria, esse foi, e é, o nosso Senhor Jesus:
“que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.  E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” Ap 5:12-13 
Para mim o maior elogio que um homem, uma mulher de Deus podem receber é este:

“Você é um homem/mulher de Deus”;

Pois duas coisas são afirmadas nessa frase:

1. Que você é servo, e não é senhor de si mesmo. Deste modo você não tem vontade própria e, sim, obedece a vontade do seu Senhor. Foi afirmado que você pertence a alguém;

2. Em você, na sua vida, foi reconhecido o nome do seu Senhor, que é Deus, que é Jesus Cristo.

Irmãos, nesse elogio, nessa afirmação podemos entender que viram menos de nós mesmos e mais de Deus, que viram a marca da promessa, que sentiram o perfume, a paz e o amor de Cristo em nós, Aleluia!!!

Não é esse o único elogio que devemos buscar?

O fato de sermos elogiados, ainda que constantemente, não nos faz melhor do que ninguém! E, se por isso, nos achamos como tal, cometemos pecado, porque há muito se foi o amor de Cristo de nossas vidas!

Por fim, O amor acima de tudo!

“1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” 1 Co13:1-13
Paz a Todos



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiros e Falsos Adoradores

Erros e Acertos de Um Adorador