A tal da "$emeadura"



Uma das maiores heresias pregadas nas igrejas evangélicas é a tal da semeadura.

Mesmo em igrejas sérias, com uma boa teologia, vez ou outra vemos alguém subir ao púlpito para falar de oferta e, pasmem, de diáconos à pastores, muito se ouve a respeito da "semente a ser plantada" e que esta igreja é "solo fértil" e que você vai "colher a 30, a 60 e a 100 por 1".

Filha legítima do besteirol diabólico da teologia da prosperidade, difundida principalmente pelas pseudo "igrejas" neo-pentecostais, ela tem apenas um objetivo:  usar a ignorância e, às vezes, também, a ganância de quem oferta, para enriquecer alguns cães gulosos travestidos de pastores.

É verdade que alguns desavisados repetem esse ensino herético de boa fé.  Acredito que seja por acharem bonito as promessas de bençãos financeiras -  as quais Deus nunca fez - bem como as sonoras frases de efeito, tais como:

"A única voz que o seu futuro ouve, é a voz da sua semente" - Essa, se não me engano, surgiu aqui importada da América por um "tele-evangelista" famoso, brasileiro, que perdeu sua boa teologia junto com o seu bigode.


De onde ela vem?

Ainda no inicio da minha caminhada Cristã, aprendi que toda heresia sai da bíblia, ou não é heresia.  Então obviamente saiu da bíblia, mas vamos estudar os principais textos usados e entendê-los.

Vale lembrar que "nenhuma escritura é de pessoal interpretação" (2pe 1:20), ou seja, não existe a minha interpretação e a sua.  Existe o que o Espírito Santo, através do autor do texto escreveu, para quem escreveu, no contexto em que escreveu e com o objetivo para o qual escreveu!

Vejamos alguns dos textos usados:

"Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo".
(ARC) Lucas 6:38

Jesus está falando do amor ao próximo, no sermão da montanha, falando do juízo temerário, ele fala de socorro ao próximo.

"E digo isto: Que o que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará".
(ARC) 2 Coríntios 9:6

Neste texto Paulo está orientando sobre a coleta de recursos para o socorro dos irmãos da judéia que estavam em dificuldades conforme foi profetizado por Ágabo anos antes (At 11:28-30).

Paulo orienta e já agradece de antemão, e promete que Deus recompensará a cada um pelo SOCORRO AO PRÓXIMO, a coleta não era para nenhum templo ou pastor e a promessa não é de enriquecimento.

"Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA".
(RA) 2 Coríntios 9:7

Esse é a continuação do texto anterior.  Paulo orienta a cada um contribuir com o que propôs, segundo suas condições e sem avareza ou necessidade, e avisa que Deus ama ao que dá - neste caso ao próximo - com alegria.

Sim, é verdade que nossas ofertas e dízimos devem ser feitos com alegria, mas falaremos disso melhor em outra ocasião.

"E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o SENHOR o abençoava".
(ARC) Gênesis 26:12

Há uma confusão de textos aqui.  A turma mistura o texto de Gn 26:12 falando da colheita de Isaque com o texto da parábola do semeador (Mt 13:8).

A parábola do semeador, como o próprio nome diz é uma parábola (uma ilustração com o objetivo de explicar uma verdade) e, neste caso, a explicação é dada por Jesus nos versos seguintes, a semente é a palavra de Deus que foi pregada e não dinheiro ofertado em qualquer templo!

Voltando a Isaque, logo no inicio do capitulo fica claro o motivo dele ter sido abençoado por Deus, foi pela obediência do seu pai a Deus (v. 5) e de sua própria obediência a Deus, pois no v.3 Deus o ordena a ficar numa terra onde há seca e, por consequência, fome, e ele obedece (v.6).

A única oferta que Isaque fez ao Senhor para ser abençoado foi sua obediência total a Deus!  Dízimos, ofertas e sacerdócio se quer haviam sidos estabelecidos ainda!


Alguns dos absurdos que já ouvi.

Recentemente, entre os muitos absurdos que ouvi, inclui uma "maldição gospel", onde numa vigília, o pastor, depois de falar da semente, da semeadura, do colher a 30, 60 e 100 por 1, de pedir pra outro pastor falar a frase que ele não lembrava, e este metralhou com ar de intelectual "a única voz que o seu futuro ouve é a voz da sua semente", enfim, depois de tanta asneira, de gastar todo o seu repertório, ele lançou de forma mais dura a sua "maldição gospel":

- O que você não dá aqui você vai gastar na farmácia!  (sim, com erro de concordância e tudo!)

Ou seja, não deu, vai ficar doente!  Só faltou ele dizer "profetizo em nome de Jesus"

Outra:
"Plantar é opcional, colher é obrigatório".
Realmente acho essa analogia com a agricultura péssima ou, no mínimo, falha!!!
Nem tudo que eu plantar eu vou colher. O próprio Jesus mostra isso na parábola do semeador (Mt 13).  E não basta a terra ser boa, há muitas variáveis como clima, pragas e outros acontecimentos que podem me impedir de colher pois quem garante a ceifa não é o solo, nem a semente, nem o que planta e sim o Senhor!

E o mesmo senhor disse em seguida:
"Irmão, eu quero é que Deus me use pra te dar uma casa!".
Traduzindo:
"eu quero que Deus me enriqueça a ponto de uma casa ser uma esmola que eu possa te dar!"

Vi também uma irmã, com o seu envelope de dízimo na mão subir ao púlpito e dizer:
"Irmãos, sempre dou meu dízimo.  Eu ganho bem, mas a bíblia fala que eu não devo me conformar - isso me parece ter vindo de uma das mensagens do Thalles - e por isso eu dou dízimo."  E entre outras bobagens ditas finalizou: "dízimo e oferta pra mim é igual a consórcio, eu vou dando e um dia eu sou sorteada!".

E diante de tantos absurdos o povo segue, ignorantemente, dizendo amém, bordão após bordão!
E mais assustador que o povo dizendo amém, é ver pessoas subirem ao púlpito e propagar esse monte de heresia!

Não há nada, absolutamente nada na bíblia que estabeleça que "o futuro ouve somente a voz da minha semente"!   Isso mais parece ter saído de um dos livros do Paulo Coelho! Se isso fosse uma verdade absoluta e, principalmente, bíblica, como tentam afirmar, pergunto:  Qual teria sido a oferta e onde ofertaram os homens mais ricos e mais ímpios desta terra?  Muitos inclusive ateus ou, ainda, seguidores de religiões pagãs totalmente contrárias a Deus?

Para encerrar, peço ao remanescente da igreja de Cristo, principalmente aos verdadeiros pastores que ainda restam e que choram ao ver estas coisas, que deem mais atenção ao assunto.  Afinal, se ofertas e dízimos são bíblicos porque não há um estudo sério sobre o assunto na igreja como os que são feitos sobre santidade, escatologia e outras doutrinas?

Porque na hora da oferta sobe qualquer indouto no púlpito para falar sobre o assunto?

Porque se fala da necessidade do templo e não da necessidade do homem em honrar ao seu criador e das verdadeiras promessas bíblicas sobre tal ato?

Ensinem e certamente teremos uma igreja mais saudável.

Paz a todos.

Comentários

  1. Minha opinião e que é necessário os dizimos e as ofertas, até pela questão que vc citou para ajudar os irmãos que necessitam e para construção e melhorias do templo, agora quando vemos um pastor enriquecendo ilicitamente as custas da igreja aí devemos ficar apreensivos, mais quando vemos um investimento no conforto dos irmãos e das acomodações da igreja. Aí sabemos para onde vão os dízimos e as ofertas , e outra obs quando tudo que tem na igreja esta no nome da ⛪ e não do pastor aí vemos seriedade.amém paz essa e minha opinião ninguém é obrigado a aceitar .

    ResponderExcluir
  2. Li atentamente suas colocações e, cheguei a conclussssssão que: Vc coloca tudo dentro de um saco e dá uma sacodidinha, e vai tirando um por um. Não podemos ser LEGALISTAS ao ponto de lacrar um pastor por falar algo que tu entende diferente. Explico: Uma pessoa na sua total ignorância vai a um culto e ouve a palavra da semeadura, e quando o pastor pede para ela semear, ela tira tudo o que tem e dá. Vc na sua sã consciência, crê que Deus não irá abençoa-la!!!! O pastor depois vai se entender com Deus. Temos vários exemplos na bíblia onde pessoas semeiam sem entender nada de semeadura. Vou citar 2; A mulher que derramou seu precioso perfume nos pés de Jesus e secou com os cabelos. Outro caso foi a viúva que deu tudo que tinha, 1 moeda. Só um alerta, para não esquecer que a letra mata, ou pensar que somos sabedores de tudo e que nossa tese é a correta sempre, cuidado, Deus olha para o coração como falou ao profeta Samuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a história da viúva pobre citada nós evangelhos de Marcos cap. 12:41 e Lucas cap. 21:1 diz claramente que foram duas moedas que valiam apenas 5 réis ou meio centavo . Não uma moeda , como você disse . Só mesmo pra corrigir 💁😀

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiros e Falsos Adoradores

O Cristão e o Elogio

Erros e Acertos de Um Adorador