Daniel e José foram usados por Deus na política?



Época de eleições e sempre reaparece a mesma história: pastores e "pastoras", entre outros, profundamente compromissados com a política e com seus políticos, voltam a desprezar a bíblia e a torcer os textos pra tentarem justificar suas posições politicamente controversas e disparam: "Daniel e José foram usados por Deus na política".

Será mesmo que dá pra afirmar isso ou é só mais uma heresia pregada atualmente entre tantas outras?


O que é politica?

A palavra política vem do grego Politéia que significa tudo que é relativo à Pólis (modelo padrão de cidade grega).  Pra resumir, entende-se por política como a arte ou ciência de organização, direção e administração de nações ou estados.

Bem, se fosse só isso poderíamos até dizer que sim, Daniel - e porque não também seus companheiros Mesaque, Sadraque e Abdnego ?- e José foram sim usados por Deus na Política, ou seja, na organização e administração de impérios!

Mas, seria só isso mesmo?  Homens que concorrem a cargos públicos hoje usando o curral eleitoral que as igrejas se tornaram pra conseguir votos, podem mesmos ser comparados a esses heróis da bíblia?

Eu, particularmente, creio que não!

Primeiro vejamos as condições que estes homens estavam:


  1. Daniel e seus companheiros eram escravos (Dn 1:1-7), assim como José era escravo (Gn 37:28) e depois prisioneiro (Gn 39:20);
  2. Daniel foi constituído governador pelo seu senhor (leia-se seu dono!) (Dn 2:48);
  3. José também, foi contituído governador do Egito pelo seu senhor (leia-se seu dono!) (Gn 41:41);
  4. Eles não concorreram a cargos públicos, não pediram votos nas sinagogas e, certamente, nem mesmo tinham vontade de estar lá!
  5. Foram grandes em seus governos pelo poder e vontade exclusiva de Deus!  Seus salários eram a própria vida e uma condição melhor na escravidão que viviam em relação aos seus compatriotas;
  6. Foram fiéis aos seus senhores por temor a Deus!
  7. José foi pra prisão por não aceitar pecar contra Deus cometendo adultério com a mulher de Potifar, seu primeiro senhor no Egito (Gn 39:7-9);
  8. Sadraque, Mesaque e Abdenego, depois de promovidos a superintendencia a pedido de Daniel, foram lançados na fornalha por desobedecer o decreto de Nabucodonozor (Dn 3);
  9. Daniel foi para a cova dos leões por desobedecer a lei estabelecida pelo rei ao continuar suas orações diárias à Deus (Dn 6).


Vale lembrar que como escravos, ao falharem, seriam condenados a morte.

Não, esses homens de Deus não eram pastores que um dia disseram que Deus os chamou a pregar o evangelho e a conduzir seu rebanho e, depois, por interesses escusos, mudaram seu discurso dizendo que Deus agora os chama a abandonar o rebanho que lhe foi confiado, para concorrer a um cargo eletivo e para isso usa o rebanho do Senhor para angariar votos!

Eu gostaria ainda de falar da capacitação da maioria dos candidatos ditos "evangélicos" aos cargos públicos.

Estamos vendo um candidato a presidente, sem a menor capacidade administrativa e que, ao meu ver, ainda me causa vergonha alheia, se tornando uma figura patética nos debates achando que está num púlpito de igreja.

Assim como ele, observo muitos outros, inclusive que já ocupam cargos eletivos, em que nada somaram à sociedade e seus maiores projetos foram trocar placas, nomes de ruas e estações  e homenagear seus pastores nas assembléias legislativas.

O último candidato cristão que me abordou fez-me a seguinte proposta:  "se você não tiver ninguém pra votar eu estou vindo como Federal".  Lamentavelmente, uma pessoa dessas não sabe nem o que irá fazer se chegar lá! 

Neste último caso observo que muitos, bem intencionados ou não, não passam de marionetes na mão de raposas políticas que os usam para fazer com que o coeficente eleitoral trabalhe em favor deles!  Servem apenas para atrair poucos votos para o partido e diluir os votos daqueles que poderiam realmente se eleger.

Lamentavelmente não sabemos votar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiros e Falsos Adoradores

O Cristão e o Elogio

Erros e Acertos de Um Adorador