Jesus morreu por todos?


Não é novidade ouvirmos tantas pessoas repetirem que Jesus morreu por todos, mas ultimamente parece que o fenômeno do universalismo da morte de Cristo ganhou força novamente diante dos escárnios que vem se publicando ano após ano.

Então fica a pergunta:

Jesus morreu por todos?

Tomemos como base o versículo áureo da Bíblia:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
"amou o mundo":  amou a todos incondicionalmente. Sim,

"para que todo aquele que nele crê": a condição para não perecer é crer!!  Então vida eterna não é para todos, por mais que o desejo do nosso Senhor seja de que todos se salvem!

Mas quem crê mesmo?

Muitos se enganam achando que quando a bíblia fala em crer basta acreditar, aceitar que Cristo existe.  A bíblia já ensina que "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem Tg 2;19".  Ora, como já sabemos Satanás e seus demônios creem no Senhor, mas não seguiram à sua vontade e, ainda assim, estão sujeitos à sua vontade soberana.
  • Quem crê obedece os meus mandamentos;
  • Quem me ama obedece os meus mandamentos;
  • Por que me chama senhor se não obedece os meus mandamentos?
Desse modo fica claro que crer sem obedecer é como muitos de nós fazemos no trânsito: Cremos que existe uma "força maior" que poderá nos punir por desobedecer a lei de trânsito, mas, assim mesmo, apesar de todos os avisos, desobedecemos, e depois quando chega a punição já é tarde demais para nos lamentarmos.

E a tal da Graça?

Costumo ouvir alguns tentarem se justificar dizendo que estamos no tempo da graça, lembrando que a salvação é pela graça, citando Ef 2:9.

Sim, a salvação é pela graça e não por obras para que ninguém de glorie, diz o texto.  Todavia não podemos isolar um único versículo e tomá-lo uma doutrina, afinal, a bíblia é um todo.

Nossas boas obras não servem para nos salvar, mas nossas más obras servirão para nos condenar.

Basta ler 1 Corintios 6:10:
Não erreis: nem os devassos (OBRA), nem os idólatras (OBRA), nem os adúlteros  (OBRA), nem os efeminados  (OBRA), nem os sodomitas  (OBRA), nem os ladrões  (OBRA), nem os avarentos  (OBRA), nem os bêbados  (OBRA), nem os maldizentes  (OBRA), nem os roubadores  (OBRA) herdarão o reino de Deus
Poderíamos citar muitos outros textos, mas a intenção aqui é de sermos suscintos e precisos.
Fica claro, em toda a bíblia, que sem arrependimento pelas nossas más obras seremos condenados.

Gosto também de citar João 5:14, quando Jesus diz ao homem que esperou pela sua cura por 38 anos diante do tanque de betesda: "não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior".  Eu particularmente entendo que Jesus falava na perda da salvação, afinal, isso me parece ser a única coisa pior do que ficar 38 anos enfermo!

Sim, Jesus morreu por todos sem distinção, sem acepção de pessoas (At 10:34, Rm 2:11, Co 3:25), mas não sem excessão (Co 3:25, 1Co 6:9-10, 1Tm 1:5-10, Rm 1:27-32).

Paz a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiros e Falsos Adoradores

O Cristão e o Elogio

Erros e Acertos de Um Adorador