Deixando Jesus Maravilhado


"E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum.
E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo.
E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo.
E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto,
Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.
E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.
E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.
Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.
E, voltando para casa os que foram enviados, acharam são o servo enfermo"
Lucas 7:1-10

Uma frase me saltou aos olhos: “Jesus maravilhou-se dele”. Então comecei a me perguntar: “Senhor, o que eu faço para te deixar maravilhado?”. E essa pergunta não pára de martelar na minha cabeça, afinal, o que nós temos feito para deixar o nosso Senhor maravilhado?

Vamos tentar entender melhor o que o texto sagrado nos ensina:

Quem era o centurião: Romano, ímpio, servia a outros deuses, comandava tropas usadas inclusive para matar cristãos, lancando-os ao cárcere, aos leões e crucificando-os.

O centurião romano era ofertante da casa do Senhor: “ele mesmo nos edificou a sinagoga” v.5b. Não era uma oferta qualquer, edificar uma sinagoga, não é como a moedinha de dez centavos que por muitas vezes ofertamos nas nossas igrejas. Não que a moedinha não tenha valor, mas sim porque, por muitas vezes, as ofertamos para nos livrar do incômodo que elas provocam e não pelo valor que elas significam para nós e, menos ainda, pelo amor a obra de Deus;

Ele humilhou-se diante de Jesus: “... enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo” v.3b. Mesmo sendo um ofertante, de grandes ofertas, ele não se achou digno de ir ao encontro de Jesus e, num ato de humildade, pediu a intercessão dos anciãos junto ao Nosso Senhor. Ele entendia que suas ofertas não podem comprar o favor de Deus!

Ele se compadeceu de alguém menos favorecido: “E o servo de um certo centurião, a quem este muito estimava, estava doente e moribundo” v.2. Ele foi movido pelo amor que tinha pelo seu servo. Para entender isso temos de lembrar que os servos (escravos) de um romano, em Israel, assim como acontecia aqui no Brasil também, eram, por muitas vezes, tratados pior do que um animal. A palavra de Deus cita o escravo egípcio abandonado para morrer no deserto pelo seu senhor amalequita porque adoeceu: “O meu dono me deixou aqui há três dias porque fiquei doente.” 1Sm 30:13

Esse centurião romano se mobilizou, e mobilizou a outros por alguém a quem a sociedade não dava nenhum valor! Alguém que poderia ser vendido ou mesmo abandonado para morrer, alguém que por estar doente seria contabilizado como prejuízo! Esse homem não pediu nada para si mesmo! Por quantas e quantas vezes nós ficamos orando por horas, citamos uma lista enorme de pedidos a Deus em nossas orações e somos incapazes de sequer lembrar o nome de um irmão, esteja ele passando por luta ou não, para o sustentarmos em oração?

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tg 5:16 

Ele se humilha a Jesus mais uma vez: “E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo” v.6 e 7a.

Ah meu Senhor, como eu aprendo com a tua palavra! Sabendo que Jesus já estava a caminho, ele se humilha novamente dizendo isto ao Nosso Jesus. Como Deus gosta do humilde de coração. Como Ele se agrada disso irmão! Não era necessário tal ato, afinal, Jesus já estava a caminho. A palavra não relata que Jesus relutava em atendê-lo e nem precisava mesmo, porque o Jesus ao qual servimos, jamais lança fora alguém, Ele não faz acepção de pessoas! Mas ainda que ele tivesse relutado, os anciãos judeus insistiram e Jesus foi atendê-lo. Então pra que isso? É que o Centurião realmente não se achava digno e entendia que estar diante de Jesus seria algo além de qualquer mérito seu!

Ele crê no poder da palavra de Jesus: “porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz” v.7b e 8. Não faltam passagens bíblicas nos mandando crer, nos dizendo para crer na palavra de Jesus!

Cinco coisas que precisamos fazer para deixar Jesus Maravilhado:


1. Seja Dizimista, ofertante e colaborador da obra de Deus: Irmão, eu não consigo entender pessoas que se dizem cristãs sem obedecer a Cristo. É como alguém se dizer nazista e freqüentar sinagoga! O evangelho fala ensina muito sobre dinheiro:

Avisa sobre o amor ao dinheiro:
“Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” 1Tm 6:10
Avisa sobre a liberalidade ao ofertar:
“Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.” Lc 21:1-4
Ensina que é dando que se recebe:
“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” LC 6:38
2. Humilhe-se diante do Senhor: Primeiro precisamos desfazer um mal entendido muito comum no nosso meio de que ser humilde é ser pobre. A humildade da qual a palavra de Deus se refere é a “virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza, é respeito, reverência e submissão” (veja o Dic. Aurélio). Eu, particularmente, já conheci muito pobre que de humilde não tem nada!

Você se lembra das bem-aventuranças?
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mt 5:3
Sabe qual sacrifício agrada a Deus?

“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” Sl 51:17  
(compungido = pesar de haver cometido pecado ou ação má!)

Sabe com quem Deus faz morada?
“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” Is 57:15
(contrito = arrependimento pelas próprias culpas ou pecados, motivado pela caridade sobrenatural ou amor de Deus)

3. Tenha Compaixão pelo próximo: Muitos também são os mandamentos, do velho ao novo testamento, nos ORDENANDO o amor ao próximo. Por isso irmão, ame incondicionalmente o seu próximo! Tenha compaixão pelos menos favorecidos.

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”
Esse amor tem de ser vivido, transformado em obras e não somente verbalizado!

“Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” 1 Jo 3:18
Leia também a parábola do bom samaritano (Lc 10:25-37)

4. Humilhe-se novamente: Coisa é boa é humilhar-se aos pés do Nosso Senhor Jesus. O centurião não perdeu nada em se humilhar mais uma vez, ao contrário disso, ele só ganhou, e ainda deixou Jesus maravilhado. E você acha que vai ser diferente contigo?

5. E, acima de tudo, creia no poder da Palavra da Verdade: o que não falta é gente, que mesmo ouvindo a palavra de Deus e que levanta a mão quando dizem “levante suas mãos e receba!” e é só acabar o culto pra ir lá pedir uma oração do pastor pedindo exatamente o que ele “creu” que recebeu quando levantou as mãos e, às vezes é ainda pior, precisa de um amuletozinho, uma rosa, um lencinho, a pedrinha, o sal, o óleo, a cruz e vai por aí afora. Já vi até pegar o lencinho mas ficar se espremendo lá perto do púlpito para passar o lencinho no rosto do pregador para poder pegar o suor do homem!

A palavra do Senhor diz que sem fé é impossível agradar a Deus! Hb 11:6

Tudo que precisamos é crer, de todo coração, com todas as nossas forças no poder da palavra. Por muitas vezes o ímpio crê muito mais no poder da palavra do que nós, os filhos de Deus, o povo santo e escolhido. Eles não mudam de vida porque só não crêem na palavra de Deus! Crêem que se falar azar dá azar; que praga de mãe “pega”; que se falar somente coisas positivas atrai coisas boas para a sua vida e esse monte de engano que satanás planta pelo mundo afora e o homem vai colhendo, replantando e, infelizmente, multiplicando!

O evangelho de Jesus é a palavra da verdade, é a palavra que liberta,
“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” Jo 8:32
é a palavra que cura,
“dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.” LC 7:7b
“E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.” LC 8:2-3
É a palavra que purifica,
"Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado." João 15:3
Jesus é a palavra (verbo=palavra),

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14
Jesus é a verdade,
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jo 14:6
Essa palavra, essa verdade, é eterna,
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” Mt 24:35
Verbalize meu irmão! A palavra de Deus tem poder, mas tem de ser FALADA!!! Eu não conheço um milagre que Jesus tenha feito “mentalizando”! Ele sempre verbalizou, dizia “saia!” e os demônios saíam, dizia “Sê limpo!” e a lepra ia embora, dizia “levanta-te e anda!” e o aleijado andava, disse “lázaro, vem para fora!” e lázaro ressuscitou! Aleluia!

Por fim, lembremo-nos que nada agrada mais a Deus do que obediência e submissão. Não é isso também que nos agrada como pais? Devemos lembrar que como filhos de Deus, Deus que é Pai, não espera menos de nós!

Meu irmão, temos que buscar diariamente os caminhos, os atos que deixam o Nosso Senhor maravilhado, para que não sejamos pegos de surpresa e fiquemos assistindo Jesus se maravilhar de um ímpio, um gentio, um samaritano, ou como dizemos hoje em dia, alguém do mundão. Pois não é a nossa religião ou a denominação da nossa igreja, o tamanho ou o peso da bíblia que carregamos, ou os cursos e formações teológicas que possuímos, ou nome dos nossos pastores sejam eles famosos ou não, ou a quantidade de pessoas que aplaudem ao final da nossa pregação, se somos o melhor músico ou cantor, que deixam Jesus maravilhado. O que deixa Jesus maravilhado é fé, obediência e coração quebrantado.

Eu creio, em nome de Jesus, que deste modo estaremos sempre agradando a Deus e deixaremos maravilhado o Nosso Senhor Jesus!

Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verdadeiros e Falsos Adoradores

O Cristão e o Elogio

Erros e Acertos de Um Adorador